PepsiCo

  1. Home
  2. Empresa
    1. Sobre PepsiCo
    2. História da PepsiCo
    3. A Nossa Missão e Vissão
    4. Valores e Filosofia da PepsiCo
    5. A Família PepsiCo
    6. Direção da PepsiCo
    7. Políticas e comunicados
    8. Código de Conduta
    9. Speak Up
    10. Prémios
  3. Responsabilidade
    1. Resultados com Responsabilidade
    2. Produtos
    3. Planeta
    4. Pessoas
  4. Marcas
    1. Nutrição
    2. Alvalle
    3. Cheetos
    4. Chipicao
    5. Doritos
    6. Gatorade
    7. Lay’s
    8. Matutano
    9. Pála Pála
    10. Pepsi
    11. Quaker
    12. Ruffles
    13. Tropicana
    14. 3D
    15. 7 Up
  5. Imprensa
    1. Todas as notícias
    2. Contactos de Imprensa
    3. Dossier de Imprensa
  6. Carreira
Search PepsiCo
Share This Page:
More |

Home » Empresa » Direção da PepsiCo

Direção da PepsiCo

A PepsiCo é uma companhia formada por pessoas com talento e grande qualidade, a começar pela sua direção.

  1. Indra K. Nooyi
    Indra K. Nooyi

    Presidente e CEO, PepsiCo

  2. Ramón Laguarta
    Ramón Laguarta

    CEO Europe

  3. Xavier Orriols
    Xavier Orriols

    CEO, PepsiCo Iberia

  4. Enrique Hernández
    Enrique Hernández

    Diretor de Marketing e Estratégia Comercial PepsiCo Sudoeste da Europa

  5. Narcís Roura
    Narcís Roura

    Director Geral da PepsiCo Ibéria

Indra K. Nooyi

Indra K. Nooyi

Presidente e CEO, PepsiCo

Indra Nooyi é a Presidente e CEO da PepsiCo, companhia que oferece o portfolio mais amplo do mundo de marcas do setor de alimentação e bebidas, entre as quais se incluem 19 gamas de produtos diferentes que geram cada uma delas mais de 1.000 milhões de dólares anuais. Indra Nooyi foi nomeada Presidente e Diretora-Geral dia 1 de outubro de 2006, assumindo o cargo de Presidente no dia 2 de maio de 2007. Delineou e dirigiu toda a estratégia mundial ao longo de mais de uma década, tal como a sua reestruturação incluindo a alienação dos restaurantes que se converteram nos prósperos YUM! Brands, Inc, a aquisição de Tropicana, a fusão com a Quaker Oats, que trouxe consigo o negócio atractivo da Quaker e Gatorade, e a fusão com os principais engarrafadores da PepsiCo.

Indra Nooyi é a principal responsável pela estratégia de crescimento da PepsiCo – “Resultados com Responsabilidade” - uma estratégia centrada no crescimento sustentado graças ao investimento num futuro mais saudável para todas as pessoas e para o planeta. Graças ao seguimento desta estratégia de crescimento, a PepsiCo está cotada no índice de Sustentabilidade de Dow Jones da América do norte e a faturação mundial da ABB. Antes de ser nomeada Diretora-Geral, Indra Nooyi era Presidente e Diretora Financeira da PepsiCo, altura em que também foi nomeada para o Conselho de Administração da PepsiCo. Neste cargo, Indra era responsável pelas funções corporativas da PepsiCo, incluindo toda a otimização dos processos financeiros, estratégicos e comerciais, das plataformas corporativas e inovação, das aquisições e da relação com os investidores e tecnologia de informação.

Entre fevereiro de 2000 e abril de 2001, Indra foi Vicepresidente e Diretora Financeira da PepsiCo. Entre 1996 e 1999, Indra foi Vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo.

Antes de ingressar na PepsiCo, em 1994, Indra Nooyi ocupou durante quatro anos o cargo de Vice-Presidente de Estratégias e Marketing estratégico na Asea Brown Boveri (ABB), uma empresa industrial com sede em Zurique. Aí formou parte da principal equipa de gestão, responsável pelos negócios da companhia nos EUA, assim como de todos os negócios industriais a nível mundial que representavam aproximadamente 1/3 da facturação a nível mundial da ABB (10.000 milhões de dólares em 30.000 milhões de dólares).

Entre 1986 e 1990, Indra esteve na Motorola como executiva na área do desenvolvimento comercial para automóveis e produtos eletrónicos industriais, onde foi Vicepresidente e diretora Estratégica Corporativa e de Planeamento. Porém, antes de incorporar a Motorola dedicou seis anos da sua vida à direção de projetos internacionais de estratégia corporativa na Boston Consulting Group. Entre os seus clientes incluíam-se desde empresas têxteis e de bens de consumo até retalhistas, especialmente produtores químicos. Indra iniciou a sua carreira na Índia onde ocupou cargos de gestora de produto na Johnson & Johnson e na Mettur Beardsell, Ltd, uma empresa têxtil.

Para além de ser membro do Conselho de Administração da PepsiCo, Indra Nooyi pertence ao Conselho Empresarial dos EUA – China, EUA – Índia, ao Forúm de Bens de Consumo, Lincoln Center for the Performing Arts, The Peterson Institute for International Economics, Grocery Manufacturers Association e à Federação de Futebol dos EUA. Ainda assim, é uma Sucessor Fellow e Yale Corporation e foi nomeada pela administração do Presidente Obama para o Fórum de Diretores Gerais dos EUA, na Índia.

Indra Nooyi é licenciada em Ciências pela Universidade de Madras e tem um master em gestão de empresas pelo Instituto Índico de Gestão de Calcutá em Gestão Publica e Privada da Universidade de Yale.

Indra Nooyi é casada e tem duas filhas.

Ramón Laguarta

Ramón Laguarta

CEO, PepsiCo Europe

Ramón Laguarta é o CEO da PepsiCo Europa. Está à frente dos negócios da PepsiCo no continente e nos países da África Subsariana desde Janeiro de 2015.

Até esta data, Laguarta foi responsável do Departamento de “ Desenvolvimento e mercados emergentes” da PepsiCo Europa.

Integrou a PepsiCo em Janeiro de 1996 e desde então tem ocupado vários postos do negócio. De 2006 a 2008 foi Vice-presidente Comercial da PepsiCo Europa. De 2002 a 2006 foi Director Geral da PepsiCo Iberia Snacks e sumos. De 1999 a 2001 foi Director Geral de Snacks na Grécia e Vice-presidente de Marketing para Snacks em Espanha.

Anteriormente, Laguarta trabalhou na Chupa Chups, SA., onde ocupou vários cargos internacionais na Europa e Estados Unidos.

Educação:

  • MBA na ESADE Business School, Espanha

  • M & M (Master in International Management), Thunderbird, EE.UU.

Xavier Orriols

Xavier Orriols

CEO, PepsiCo Iberia

Xavier Orriols é presidente do sudoeste da Europa para a PepsiCo (Espanha, Portugal e Itália). Formado em Engenharia Industrial pela Universidade Politécnica da Catalunha e pós-graduado em Finanças pela ESADE, Xavier Orriols iniciou a sua carreira profissional na PepsiCo em 1990.

Desde então ocupou diferentes cargos executivos em áreas como Tecnologias da Informação, Marketing, Finanças e Direção Geral. No seu percurso passou por direção de Informática, de Marketing e de Finanças de PepsiCo Foods Iberia, Direção Financeira da PepsiCo tanto para o sul como para o norte da Europa (com sede na Holanda) e finalmente pela Direção Geral da PepsiCo Foods Iberia.

Desde Janeiro de 2009, Xavier Orriols é Presidente Ibérico da PepsiCo tendo a seu cargo a Direção Geral de Alimentação e Bebidas, tanto para Espanha como para Portugal. É também membro do comité executivo da PepsiCo Europa, uma das quatro Divisões da PepsiCo a nível mundial.

A partir de 2012, assume a direção do mercado italiano e cria-se a região Sudoeste Europa.

É também membro do comité executivo da PepsiCo Europa, uma das quatro Divisões da PepsiCo a nível mundial.

Javier Uruñuela

Javier Uruñuela

Direção-Geral Bebidas Iberia

Javier Uruñuela foi recentemente nomeado Diretor-Geral da PepsiCo Bebidas Ibéria, que produz e comercializa um vasto portefólio de bebidas carbonatadas, bebidas sem gás; e bebidas isotónicas, energéticas e sumos.

Desde setembro de 2012, altura em que assumiu o cargo de General Manager da PepsiCo Bebidas Ibéria, Javier é responsável pelo mercado espanhol e português.

Javier ocupava desde 2011 a posição de Diretor Sénior de Vendas e Comercial de Bebidas de Espanha. Incorporou a PepsiCo Ibéria em 2002, e desde então tinha ocupado posições relevantes como Gerente de Vendas Sul e Este, Gerente Nacional de Vendas de Campo, Diretor de Grandes Contas y Diretor Nacional de Vendas, sempre no âmbito do canal Retail.

Posteriormente, Javier desempenhou uma série de funções no âmbito internacional de Vendas e Desenvolvimento do Negócio da PepsiCo para alguns países do Sudeste Europeu como a Roménia, Rússia e a Servia.

Enrique Hernández

Enrique Hernández

Direção-Geral Foods Iberia

Quique Hernández é o atual Diretor de Marketing e Estratégia Comercial para os negócios de alimentação e bebidas da PepsiCo Sudoeste da Europa. Licenciado em Ciências Empresariais e com um MBA pela ESADE, entrou para a PepsiCo em 1995, contando na altura com mais de sete anos de experiência no setor alimentar.

Em 1997 foi nomeado Diretor de Vendas do canal OT para Espanha e em 2001 passou a Diretor-Geral da PepsiCo Portugal, posição que ocupou durante três anos e o ajudou a aprofundar os seus conhecimentos sobre o mercado português. Depois disso passou para a divisão de bebidas da PepsiCo como Diretor-Geral dos principais engarrafadores para Europa. Em julho de 2008, regressou a Barcelona para ocupar a função de Diretor de Marketing da divisão de produtos alimentares.

Desde janeiro de 2011 ocupa o lugar de Direçtor Geral da PepsiCo Foods Iberia, tendo a seu cargo a Direção Geral de Foods tanto para Espanha como para Portugal.

Narcís Roura

Narcís Roura

Director Geral da PepsiCo Ibéria

Narcís Roura foi recentemente nomeado Director Geral da PepsiCo Ibéria para a divisão de alimentação e de bebidas.

Chegou ao Departamento de Marketing da PepsiCo no ano 1990 e, oito anos depois, tornou-se Diretor de Vendas, primeiro do canal de distribuição de pequenas superfícies e, posteriormente, também para o canal de grandes superfícies. Em 2010, passou a ocupar o cargo de Director Geral da PepsiCo Foods em Espanha até que, um ano mais tarde, foi nomeado Vice-presidente de Vendas da PepsiCo Ibéria, posição que desempenhou até março de 2015.

Narcís tem um MBA pela Esade e o International MBA de Getúlio Vargas (São Paulo, Brasil) e Luigi Bocconi (Milão, Itália).