PepsiCo lança programa europeu para descobrir e apoiar marcas emergentes



Novo programa de incubação oferece entre 25.000€ e 100.000€ a empresas que desenvolvam novas ideias em matéria de nutrição

Porto Salvo, 11 de Abril de 2017 – PepsiCo anunciou o lançamento do PepsiCo Nutrition Greenhouse, um programa colaborativo de incubação concebido para impulsionar e apoiar o crescimento de marcas emergentes em matéria de nutrição, saúde e bem-estar na indústria da alimentação e bebidas.

PepsiCo Nutrition Greenhouse centra-se em produtos dirigidos a consumidores europeus e pretende identificar até oito marcas inovadoras na área da nutrição. As empresas selecionadas receberão fundos e terão a oportunidade de associar-se com especialistas da PepsiCo que gerem marcas como Quaker, Alvalle, Naked e Tropicana. Os profissionais da companhia trabalharão com as diferentes empresas para ajudá-las a desenvolver as suas marcas e a atingirem o seu potencial de mercado. Os empreendedores cujas marcas registem vendas anuais não superiores a 2 milhões de euros, podem fazer parte do programa e conhecer mais através da página web www.nutritiongreenhouse.com antes de 15 de Maio de 2017.

Cada uma das empresas selecionadas receberá um apoio de 25.000 euros e entrará no programa de incubação de 6 meses onde se realizarão eventos presenciais e virtuais e, além disso, incluirão a colaboração de executivos da PepsiCo cuja experiência na indústria pode ajudá-las a abordar os seus desafios imediatos de mercado para acelerar o seu crescimento. No final do programa, a empresa vencedora receberá um prémio de 100.000 euros para continuar a sua expansão.

O programa PepsiCo Nutrition Greenhouse faz parte do compromisso da PepsiCo com a inovação e também do seu interesse pela colaboração com os empreendedores que estão a ajudar a moldar a indústria de alimentação e bebidas. Juan Ignacio Amat, Vice-presidente de Nutrição da PepsiCo Europa Ocidental e África subsariana e líder do programa, comentou:

“Em 2006, a PepsiCo iniciou uma jornada para transformar a forma como fazemos negócios para que possamos atingir resultados financeiros positivos de uma forma que seja sensível às necessidades da sociedade. Chamamos a isso Resultados com Responsabilidade e inclui um importante esforço em transformar a nossa carteira de produtos e oferecer opções mais saudáveis. O nosso objetivo é que a taxa de crescimento de vendas da nossa oferta de Nutrição supere a taxa de crescimento de vendas do resto da carteira global.

“A procura dos consumidores por alimentos e bebidas mais nutritivas continua a aumentar e esta é uma área entusiasmante para a nossa indústria. Temos uma enorme oportunidade de usar a nossa escala global e os nossos recursos para influenciar uma mudança positiva. O nosso programa 'Nutrition Greenhouse' tem como objetivo apoiar alguns dos melhores e mais brilhantes empreendedores do sector de alimentos e bebidas".

Jim Andrew, Vice-presidente Senior de Estratégia Global e Venturing da PepsiCo acrescentou: "Acreditamos que as pessoas de todo o mundo deveriam ter acesso a produtos nutritivos, convenientes e de grande sabor. Para que isto suceda, é necessária uma colaboração estreita e pretendemos que as empresas mais pequenas vejam a PepsiCo como um parceiro que as ajude a dar escala aos seus negócios. Queremos colaborar com empresários que partilhem a nossa visão Resultados com Responsabilidade já que trabalhando juntos e aproveitando o melhor das nossas organizações, podemos colocar novos produtos nutritivos e inovadores no cabaz de compras dos europeus".

O PepsiCo Nutrition Greenhouse procura ajudar a que marcas emergentes alcancem o seu potencial de mercado através da orientação sobre otimização de marcas, desenvolvimento de produtos, gestão da cadeia de fornecimento, aquisição de clientes e distribuição. O programa também abordará os problemas críticos da etapa inicial do negócio como a planificação empresarial, a estrutura corporativa e o financiamento.

Para obter mais informação visite www.nutritiongreenhouse.com.

Mais informação sobre o PepsiCo Nutrition Greenhouse
O PepsiCo Nutrition Greenhouse está concebido para apoiar marcas emergentes na categoria de nutrição na Europa através da colaboração entre empresários e especialistas da PepsiCo. Além de financiamento, os empresários selecionados vão beneficiar do apoio de diretores da PepsiCo em áreas como a otimização de marca, desenvolvimento de produtos, gestão da cadeia de fornecimento, aquisição de clientes e distribuição. O programa também abordará os problemas críticos da etapa inicial do negócio como a planificação empresarial, a estrutura corporativa e o financiamento.

O programa está aberto a todos os empreendedores do sector da alimentação e bebidas cujas marcas registem vendas anuais não superiores a 2 milhões de euros, nem estejam em concorrência direta ou indireta com a PepsiCo ou qualquer das suas marcas. As candidaturas para o programa podem ser enviadas usando um processo digital seguro que se encontra em www.nutritiongreenhouse.com. Os termos e condições completos para as candidaturas ao programa também se podem encontrar nesta página web.

Um júri independente avaliará inicialmente as entradas para determinar a elegibilidade para o programa e, posteriormente, um comité de seleção formado por especialistas em alimentos e investimento na indústria e os profissionais da PepsiCo avaliará a apresentação baseando-se nos seguintes pontos:

  • Qualidades do produto e da marca: baseadas no perfil nutricional, as possíveis alegações de propriedades saudáveis, o abastecimento natural ou orgânico, a etiqueta limpa e outros fatores que atraem os consumidores, bem como as qualidades óbvias de sabor, apresentação de marca e valor pelo preço.
  • Um enfoque claro na saúde do consumidor: inclui os recursos humanos, funcionalidade específica da condição e estilos de vida saudáveis e etapas da vida.
  • Modelo de negócio escalável.
  • Singularidade no mercado.
Serão selecionadas até 8 empresas que receberão 25.000 euros, bem como a entrada no programa de incubação de 6 meses. No final do programa, uma empresa receberá 100.000 euros adicionais para apoio ao crescimento. Ao aceitar o apoio de 100.000 euros, o vencedor aceitará outorgar à PepsiCo direitos exclusivos por um período de seis meses para realizar um investimento de capital em condições mutuamente acordadas.

Sobre a PepsiCo
Os produtos PepsiCo são desfrutados mil milhões de vezes por dia em mais de 200 países de todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de 63 mil milhões de dólares de receita líquida em 2016, impulsionada por um portefólio complementar de alimentos e bebidas que inclui a Frito-Lay, a Gatorade, a Pepsi-Cola, a Quaker e a Tropicana. O portefólio de produtos da PepsiCo abrange uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 22 marcas que geram, cada uma, mais de mil milhões de dólares em vendas anuais estimadas.

No coração da PepsiCo está a nossa filosofia Resultados com Responsabilidade, a nossa crença fundamental de que o sucesso da nossa empresa está indissoluvelmente ligado à sustentabilidade do mundo que nos rodeia. Acreditamos que melhorar continuamente os produtos que vendemos, operar de forma responsável para proteger o nosso planeta e capacitar as pessoas de todo o mundo é o que permite à PepsiCo manter uma empresa global de sucesso que cria valor a longo prazo para a sociedade e para os nossos acionistas. Para mais informações, visite www.pepsico.pt

Carteira de Nutrição da PepsiCo
Como parte da nossa visão Resultados com Responsabilidade, continuamos a melhorar os produtos que comercializamos através da transformação da nossa carteira e oferecendo opções mais nutritivas. Estamos a trabalhar para oferecer mais cereais, frutas, vegetais, proteínas e hidratação ao mesmo tempo que ampliamos a nossa plataforma de Nutrição. Como parte da nossa Agenda de Sustentabilidade 2025, nosso objetivo é conseguir que a nossa oferta de produtos de Nutrição supere o volume de vendas conseguido pelo resto da nossa carteira global.

Temos marcas líderes numa série de categorias chave, incluindo Quaker, Tropicana, Naked, Lipton / Pure Leaf, Starbucks, Gatorade, Sabra, Stacy's; e continuamos a expandir as nossas marcas de frutas e verduras; com Naked lançámos uma nova linha de sumos prensados a frio; Tropicana lançou uma nova linha de sumos verdes; e Alvalle ganhou o prestigiado prémio "Alimentos de Espanha" atribuído pelo Ministério da Agricultura do país.

A PepsiCo continua a ampliar a sua gama de ofertas nutritivas, lançando novas marcas e aproveitando as suas marcas icónicas para lançar novos produtos interessantes:
- J7 sumo de maçã na Rússia, que inclui toda a fibra de uma maçã em cada embalagem.
- Quaker Oats 'Super Goodness' no Reino Unido para satisfazer a crescente procura dos consumidores de ingredientes simples e saudáveis. A gama inclui Super Grains que contêm proteínas, fibra e ómega 3+, bem como as variedades Super Fruits que contêm Vitamina B6, C, D e Zinc Mineral para apoiar o sistema imunológico.
- Tropicana Essentials Probiotics, a primeira marca que disponibiliza probióticos para consumidores de sumo. Foi nomeada uma das Inovações do Ano 2016 da revista Beverage Industry.