PepsiCo

  1. Home
  2. Empresa
    1. Sobre PepsiCo
    2. História da PepsiCo
    3. A Nossa Missão e Vissão
    4. Valores e Filosofia da PepsiCo
    5. A Família PepsiCo
    6. Direção da PepsiCo
    7. Código de Conduta
    8. Speak Up
    9. Prémios
  3. Responsabilidade
    1. Resultados com Responsabilidade
    2. Produtos
    3. Planeta
    4. Pessoas
  4. Marcas
    1. Alvalle
    2. Cheetos
    3. Chipicao
    4. Doritos
    5. Gatorade
    6. Lay’s
    7. Matutano
    8. Pála Pála
    9. Pepsi
    10. Quaker
    11. Ruffles
    12. Tropicana
    13. 3D
    14. 7 Up
  5. Imprensa
    1. Todas as notícias
    2. Contactos de Imprensa
    3. Dossier de Imprensa
  6. Carreira
Search PepsiCo
Share This Page:
More |

Home » Responsabilidade » Planeta

Planeta

Através dos nossos novos objetivos relativos ao Planeta, vamos reduzir o nosso impacto ambiental, ao mesmo tempo que aumentamos o nosso negócio e ajudamos a satisfazer as necessidades de produtos alimentares, bebidas e recursos naturais deste mundo em constante mudança.

Contexto global

O nosso progresso

Há vários anos que nos temos concentrado em encontrar modos de reduzir a nossa pegada ambiental, no que diz respeito a água, embalagens, resíduos, energia e agricultura: áreas críticas para o nosso negócio e nas quais podemos ter o maior impacto. Fomos uma das primeiras empresas globais a reconhecer publicamente a água como um direito humano básico e fomos distinguidos pelo Instituto Internacional da Água, em Estocolmo, com o Prémio Industry Water Award pela nossa gestão responsável da água.

Embora tenhamos melhorado o nosso design de embalagens para serem cada vez mais sustentáveis, também apoiamos as infraestruturas públicas de recuperação e reciclagem, a colaboração entre setores e o comportamento do consumidor, num esforço para evitar que mais resíduos de embalagens sejam enviados para aterros sanitários ou acabem a poluir os nossos oceanos. O nosso compromisso em reduzir o desperdício também se aplica às nossas instalações de produção, onde fizemos progressos significativos na reciclagem e reutilização de resíduos.

O nosso importante trabalho no âmbito da energia centrou-se em esforços nas nossas operações, que iremos expandir nos próximos anos como parte do plano para dar resposta às emissões de gases com efeito de estufa na nossa cadeia de valor. Do mesmo modo, tencionamos expandir as melhores práticas na agricultura sustentável no futuro, utilizando o que já aprendemos ao envolver 28.000 produtores na nossa cadeia de fornecedores.

Gerir a inter-relação entre as complexas questões ambientais não só é crucial como também é um bom negócio. As nossas iniciativas relacionadas com a água, a energia, as embalagens e a redução de resíduos proporcionaram mais de $600 milhões em reduções de custos entre 2010 e 2015.

Produtos: A PepsiCo continua a reduzir açúcares adicionais e sódio no portfolio das suas bebidas e alimentos, respetivamente em 2017 e direcionou o seu negócio em direção a produtos mais nutricionais. Através de novas inovações e reformulações de produtos, 43 porcento do volume do seu portfolio de bebidas, que aumentou desde os 40% em 2016, contém 100 calorias ou menos açúcar.

Planeta: Cerca de 80% das colheitas da PepsiCo são obtidas mundialmente por agricultores comprometidos através da Iniciativa de Agricultura Sustentável da empresa, que ambiciona otimizar práticas e resultados económicos, sociais e ambientais da agricultura. Este número não só duplicou, aumentou mais de 34% no fim de 2016 e representa mais de 40.000 cultivadores em 38 países. Adicionalmente, o Relatório destacou que a PepsiCo, a PepsiCo Foundation e os seus parceiros deram acesso a água segura a cerca de 16 milhões de pessoas desde 2006, que aumentou aproximadamente de 5 milhões só no ano passado.

Pessoas: A PepsiCo alcançou hoje 6.4 milhões de mulheres e raparigas através de investimentos aumentados em comunidades locais pelo mundo desde 2015. Isto incluí projetos como Mulheres com Propósito, pelo qual a empresa ajuda a dar apoio a milhares de mulheres na América Latina no acesso a empreendedorismo e oportunidades de emprego.

Consulte o nosso Relatório de 2017 e a Agenda 2025 , para ficar a saber mais sobre o nosso progresso em cada uma destas áreas.

Com os olhos postos no futuro

Como verá na nossa Agenda 2025, vamos trabalhar para alargar os nossos esforços de gestão ambientalmente responsável a muitos mais elementos da nossa cadeia de abastecimento e comunidades onde trabalhamos, ao mesmo tempo que continuamos a melhorar a eficiência das nossas operações de fabrico. A nossa dimensão, influência, recursos e relações, juntamente com o nosso sentido de responsabilidade para fazermos a diferença, apresentam uma oportunidade considerável para dar incentivos e apoios, bem como para aumentar a escala de mais práticas sustentáveis nos anos que se avizinham.

Mudar a atual equação ambiental vai exigir vários intervenientes. Como tal, trabalharemos com outras pessoas para alcançarmos os nossos objetivos relativos ao Planeta, enquanto nos esforçamos para contribuir para políticas globais, como o Acordo de Paris sobre o clima e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030.

A Pepsico anunciou o seu objetivo em atingir a quota de 50% de plástico reciclado (rPET) nas suas garrafas em 2030 na União Europeia (UE), com um objetivo intermédio de chegar aos 45% em 2025. Com este compromisso, a empresa utilizará mais do triplo de plástico reciclado nas suas garrafas comparativamente à atualidade, o que equivale a mais de 50.0001 toneladas de garrafas de plástico.

Iniciativas locais

  • Na nossa fábrica do Carregado, no período 2006-2016, conseguimos eliminar 67% de consumo de água e 40% de consumo de energia. Além disso, 50% do total de água consumida é reciclada.
  • Redução no consumo energético: a fábrica do Carregado foi das primeiras fábricas em Portugal a utilizar 100% de gás natural na sua produção e nas suas instalações:
    • A eletricidade e gás consumidos reduziram cerca de 9% nos últimos 10 anos.
  • Desde 2013, que a nossa fábrica no Carregado produz 0% de desperdício para uma gestão eficiente e responsável., de modo que todos os resíduos gerados sejam reciclados ou reutilizados.
  • Instalação de sistemas de iluminação com luz 100% natural (Solartube) que permitem a entrada de luz solar diretamente no interior da fábrica, o que beneficia não só o ambiente de trabalho, como também reduz o consumo de energia elétrica.
  • No Carregado, introduzimos painéis solares para aquecera a água, motores de alta eficiência e refrigeradores.
  • Desde 2012, a fábrica do Carregado conta com um sistema de produção de biogás. Trata-se de um projeto inovador que permite gerar biogás metano a partir das lamas retiradas da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) conseguindo uma redução do 50% no consumo elétrico da própria ETAR.