Ajudar a Construir um Sistema Alimentar Mais Sustentável


Water Impact Portugal

Atualmente, o sistema alimentar global contribui com nutrição, oportunidade económica, comodidade e lazer para mais pessoas do que nunca, mas enfrenta pressões significativas que ameaçam a sua capacidade futura para ir ao encontro das necessidades de uma população global em crescimento.

Na PepsiCo, acreditamos que há uma oportunidade de mudar a forma como o mundo produz, distribui, consome e descarta alimentos e bebidas, a fim de enfrentar os desafios partilhados que enfrentamos.

Pretendemos utilizar a nossa escala, alcance e expertise para ajudar a construir um sistema alimentar mais sustentável; um sistema que possa atender às necessidades humanas de nutrição e prazer, e continuar a impulsionar o desenvolvimento económico e social, sem exceder os limites natural do planeta.

Além de ser a coisa certa a fazer, trabalhar para realizar esse propósito também é positivo para o nosso negócio. Os locais onde o nosso sistema alimentar possa estar a funcionar de forma pouco sustentável, pode criar riscos financeiros, operacionais para a nossa empresa, assim como para as cadeias de fornecimento.  Em contrapartida, abordar os riscos dentro da nossa cadeia de valor e um sistema alimentar mais vasto podem efetivamente criar novas oportunidades para uma vantagem competitiva e futuro crescimento no mercado, apoiando simultaneamente as comunidades em que operamos.

A Próxima Geração da Agricultura

Food System Pillar Icon Agriculture

Ao longo dos próximos 30 anos, a procura global por produtos agrícolas crescerá cerca de 50%. No entanto, a agricultura representa já cerca de 70% do consumo de água doce do mundo e cerca de um quarto das emissões globais de gases com efeito estufa. Também contribui para a desflorestação, perda de biodiversidade e poluição da terra e da água. Enquanto a agricultura impulsiona o desenvolvimento rural, algumas regiões agrícolas são também afetadas pela pobreza, desigualdade e abusos dos direitos humanos.

A agricultura é a base do sistema alimentar e a pedra basilar dos negócios da PepsiCo. Para fazer os nossos alimentos e bebidas, usamos mais de 25 culturas originárias de 60 países, e suportamos mais de cem mil postos de trabalho em toda a nossa cadeia de abastecimento agrícola. Esta escala e alcance significam que as normas e práticas que empregamos e promovemos podem influenciar os impactos ambientais, sociais e económicos da agricultura em todo o mundo.

A Nossa estratégia da Próxima Geração da Agricultura tem como objetivo impulsionar o progresso em tornar a agricultura mais resiliente, inteligente e inclusiva.

Saiba mais sobre os nossos Objetivos de Agricultura:

O Impacto Positivo da Água

Food System Pillar Icon Water

A água é fundamental para o nosso sistema alimentar e para o negócio da PepsiCo. Nutre as sementes usadas para fazer os nossos produtos, é o ingrediente principal de muitas das nossas bebidas, bem como um componente integral das nossas operações de fabricação. Mas em algumas regiões a água é escassa, e as mudanças climáticas estão a agravar as pressões sobre os recursos hídricos em todo o mundo. As estimativas indicam que até 2025, dois terços da população mundial viverão em regiões com escassez de água.

A estratégia de impacto hídrico da PepsiCo concentra-se na melhoria da gestão da água nos nossos negócios e nas regiões onde atuamos. O nosso objetivo final é apoiar a longo prazo a segurança da água sustentável para todos os seus utilizadores, especialmente em áreas de elevado risco de escassez de água.

Para além de tomarmos medidas na nossa própria cadeia de valor, pretendemos usar a nossa expertise e influência para defender as políticas e práticas locais que podem proteger e reabastecer as bacias hidrográficas.

Saiba mais sobre os nossos Objetivos de Água:

O Futuro Circular para a Embalagem

Food System Pillar Icon Packaging

Num sistema de alimentação eficiente, as embalagens ajudam a tornar os produtos seguros e de alta qualidade acessíveis a todos, estendendo a sua vida útil e ajudando a limitar o desperdício de alimentos. Mas, para que estas tenham um papel relevante num sistema alimentar mais sustentável, devemos eliminar o desperdício de embalagens.

Em 2018, o plástico representava pouco menos de metade do total de material de embalagens utilizado pela PepsiCo, com alumínio, vidro e fibra a representar a maioria da balança. Nesse ano, utilizámos 2,2 milhões de toneladas métricas de plástico virgem para embalar produtos em todo o nosso portefólio de alimentos e bebidas. Enquanto o plástico oferece um material de embalagem altamente eficaz e leve, a produção de plástico à base de petróleo é um processo intensivo de carbono e, globalmente, apenas 14% do que é usado é recolhido para reciclagem. O resto torna-se desperdício. Quando são eliminados de forma irresponsável ou em locais onde a gestão de resíduos é ineficaz, as embalagens de plástico sujam as nossas comunidades e poluem os nossos oceanos.

Definimos um objetivo ambicioso para reduzir 35% do conteúdo de plástico virgem em todas as nossas marcas de bebidas até 2025. O progresso será impulsionado pelo aumento crescente do uso de conteúdo reciclado e materiais de embalagem alternativos. Nos negócios e marcas da PepsiCo, tornámos imperativo ajudar a construir um futuro circular para a embalagem e um mundo onde os plásticos nunca precisam de serem desperdiçados.

Saiba mais sobre os nossos objetivos de embalagem:

Escolhas Melhoradas no Nosso Portefólio

Food System Pillar Icon Product

Há mais de 50 anos que a nossa predisposição para nos adaptarmo-nos permitiu transformar-nos de uma empresa que produzia apenas batatas e refrigerantes num líder global que oferece a ampla variedade de alimentos e bebidas mais agradáveis do mundo. Continuamos a expandir o nosso portefólio para oferecer mais opções para todos os gostos, estilos de vida e ocasiões.

Na PepsiCo, acreditamos que um sistema alimentar mais sustentável deve ir ao encontro das necessidades humanas, tanto para nutrição quanto para prazer. Trabalhamos continuamente para introduzir produtos compostos por mais ingredientes nutritivos necessários aos nossos consumidores. E continuamos a reformular as receitas existentes em todo o nosso portefólio para reduzir os açúcares adicionados, sódio e gorduras saturadas, para que os consumidores possam continuar a desfrutar das nossas marcas como parte de uma dieta equilibrada.

Saiba mais sobre os nossos Objetivos de Produto:

A Mitigação de Alterações Climáticas

Food System Pillar Icon Climate

O mundo enfrenta  o agravamento das alterações climáticas. 2018 foi o quarto ano mais quente registado, superado apenas por 2015, 2016 e 2017. O rápido aquecimento do nosso planeta é susceptível de agravar os factores de risco no nosso sistema alimentar global, desde o clima extremo e escassez de água, à perda de qualidade do solo e à perturbação dos sistemas políticos, económicos e sociais que sustentam a forma como produzimos e distribuímos alimentos.

O sistema alimentar global é responsável por cerca de 30% das emissões de gases de efeito estufa. Acreditamos que pode tornar-se mais eficiente em carbono e resiliente e também desempenhar um papel significativo na regeneração da saúde do nosso clima por meio do sequestro de carbono.

Saiba mais sobre os nossos objetivos climáticos:

Pessoas e Prosperidade   

Food System Pillar Icon People

Em todo o mundo, as pessoas trabalham todos os dias para fortalecer o sistema de alimentos. Desde a colheita de ingredientes, ao carregamento do camião para distribuição, até à colocação de um item na prateleira da loja, contamos com nossos agricultores, os nossos associados da PepsiCo, os nossos parceiros de retalho e muitos outros para criar e vender os nossos produtos globais.

Isto significa que temos interesse no sucesso e no bem-estar dos nossos colaboradores. Estamos empenhados em promover o respeito pelos direitos humanos em toda a nossa cadeia de valor, construindo locais de trabalho diversificados e inclusivos e investindo para promover a prosperidade partilhada nas comunidades locais onde vivemos e trabalhamos.

Saiba mais sobre os nossos Objetivos de Pessoas: